1•
Casa de religião, templo sagrado, igreja, centro espírita e terreiro são todas denominações que se equivalem em significado. O que efetivamente distingue uma coisa das outras é o nome que é dado à religião praticada em cada um desses locais: catolicismo, umbandismo, espiritismo kardecista, candomblé e assim por diante.
Casa de religião, assim, é o local mais sagrado para se professar a fé, dentro de qualquer seita religiosa. Nela, variam a forma de se pedirem as graças, o título que o celebrante carrega consigo, o nome que é dado aos santos ou às divindades e a crença numa segunda vida, após a passagem terrena. Este último aspecto talvez seja o componente mais forte na distinção entre as diversas crenças religiosas.
Em algumas religiões, a crença em uma reencarnação e a possibilidade de contatos com seres já partidos deste mundo é simplesmente um sacrilégio. Noutras, toda sua doutrina é baseada justamente nesses fatores. Acredita-se que o homem, uma vez desencarnado, inicia uma nova vida que, passando por vários estágios de depuração espiritual, retorna ao mundo terreno para, nele, colher as glórias de uma primeira e exitosa passagem ou expiar por ingratidões praticadas. No primeiro caso está a religião católica, principalmente; no segundo, as seitas espíritas.
A nós, nestas breves considerações doutrinárias, interessa-nos o segundo campo, que é onde o candomblé está escrito. Esclarecemos ainda, e por oportuno, que a análise a ser feita não tem por objetivo sobrepor a nossa religião às demais, senão, e tão-somente, esclarecer as pessoas acerca de como é praticada, por quem pode ser praticada, quando deve ser praticada e onde pode ser praticada nossa sagrada religião afro-brasileira.
O candomblé, então, inserido que está no culto espírita, venera divindades que, depois de passagem exemplar pela face da terra, foram divinizadas, isto é, tornaran-se deuses. São os orixás. E aqui está um traço distintivo entre as diversas doutrinas, ou ramificações, espíritas: no candomblé só se veneram espíritos divinizados, excluindo-se, assim, o contato mediúnico com outros espíritos. Costuma-se defender a tese de que, das religiões espíritas, o candomblé é a mais importante, justamente por esse fator. Como nosso objetivo, mais uma vez, não é convencer, mas levar esclarecimentos aos interessados deixamos a cada um a conclusão.
Nossa casa de religião é o centro, ou Associação Cultural, Religiosa e Beneficente do Illê de Nação Afro-brasileira “Pai Xangô”, na denominação afro de que se origina a crença. Nela, estão assentados os deuses, ou orixás, a quem são pedidas as graças e de quem dependem a felicidade, a fartura, a paz, o amor. A prática religiosa do candomblé se sobrepõe à magia e presta-se apenas para o bem. As forças da natureza são a base de toda a doutrina.
|