Dia 23 de abril, com uma grande festa no "Gran Palazzo Centro de Eventos" organizada por "Marilusa Santos Decorações e Eventos", foi comemorado os 30 anos de Religião do Babalorixá, Espiritualista e Ministro Espiritual Odalgil Nogueira de Camargo, "Pai Camargo" como é conhecido e o lançamento do seu 19° livro "CULTOS DE NAÇÃO - Os primeiros Terreiros de candomblé no Brasil", contando como se desenvolveu o candomblé, desde que aqui aportaram os primeiros navios negreiros, até os nossos dias. Faz também neste seu livro uma homenagem muito especial aos 100 anos de existência do "Axé Opô Afonjá" de Salvador - Bahia, de onde tem a sua origem.
Cercado de seus filhos carnais, genros, netos, filhos-de-santo, amigos e associados do Illê, foi prestada esta homenagem ao homem que se dedica inteiramente o seu tempo em prol da sua religião, ajudando a todos aqueles que procuram a sua casa em busca de um conselho, de um conforto, de uma força maior para vencer seus conflitos e um caminho melhor para aceitar suas provações e resolver seus problemas.
Conforme determina a religião, Pai Camargo percorreu os primeiros sete primeiros anos de religião como pai-de-santo atendendo no seu Illê, auxiliado somente pelos meus pais, Astrogildo e Maria Camargo, que, cumprindo sua missão na terra, partiram e estão recém se acarenciando na estância grande do céu.
Passados os sete primeiros anos, dedicados exclusivamente a estudos e pesquisas, começou a realizar suas as primeiras "Obrigações", dando, assim, início de sua corrente mediúnica, composta hoje de 43 filhos-de-santo. Assim, com muita humildade, carinho, respeito e invulgar dedicação que lhe é peculiar, atendendo a todos que procuravam sua casa e no dia 23 de abril de 1992, foi criada a Associação Cultural, Religiosa e Beneficente do Illê de Nação Afro-brasileira "Pai Xangô", composta, hoje, por aproximadamente quinhentos sócios, dos quais mais de 85% fazem parte da casa por mais de 15 anos.
No seu pronunciamento, ele fez um agradecimento muito especial aos seus orixás, a sua esposa Tânia Salete Vassali de Camargo, a seus filhos carnais, a seus filhos-de-santo, a seus amigos e sócios, e a todos que, de uma maneira ou de outra, lhe ajudaram a conquistar o lugar que hoje ocupa na Lei-do-santo, fazendo com que a sua casa fosse conhecida e respeitada não só em Passo Fundo, mas no Rio Grande do Sul, no Brasil e no exterior. |